segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Relação Organização/Empregado: Ganha – Ganha


A relação do tipo ganha-ganha no jogo de interesses entre Empresa e Empregado é a preferida e para obte-la requer muita negociação, participação e sinergia de esforços de ambas as partes.

A algum tempo atrás, acreditava-se que os objetivos das organizações (como lucro, produtividade, eficácia, maximização dos recursos físicos e financeiros, redução de custos) eram incompatíveis com os objetivos individuais das pessoas (como melhores salários e benefícios, desenvolvimento e progresso pessoal.

A relação era do tipo ganha-perde, ou seja, um lado sempre ficava com tudo à custa da outra. Para evitar esse conflito, as empresa buscaram compatibilizar o alcance de seus objetivos com o alcance dos objetivos individuais de seus colaboradores. Logo, as organizações para alcançar seus objetivos da melhor maneira possível, precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que elas também alcancem seus objetivos e todos ganhem.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O contexto da Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas é formada por pessoas e organização. As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações.

As Organizações dependem diretamente e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Ou seja, ambas as partes dependem uma da outra.

Vivemos em uma sociedade de organizações, pois nascemos nelas, aprendemos nelas, servimo-nos delas, trabalhamos nelas e passamos a maior parte de nossas vidas dentro delas.

Qual é o papel e importância das pessoas em uma Organização?

As organizações funcionam por meio das pessoas, que delas fazem parte e que decidem e agem em seu nome. A maneira como as organizações denominam as pessoas que nela trabalham tem um significado importante: que é o papel e o valor que elas atribuem às pessoas.

As pessoas podem ser classificadas para as organizações como: funcionário, empregado, pessoal, trabalhadores, recursos humanos, colaboradores, associados, operários quando as organizações as tratam como tal. Ou podem ser chamadas de capital humano, capital intelectual se as pessoas têm valor maior para a empresa.

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto; GESTÃO DE PESSOAS.