segunda-feira, 14 de março de 2011

Os Processos de Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas é um conjunto de processos dinâmicos e interativos. Abaixo segue seus processos básicos dessa Gestão de Pessoas:

1.       Processos de Agregar Pessoas: Podendo ser denominados como processos de suprimentos de pessoas ou de provisão, é o método utilizado no recrutamento de novas pessoas para a empresa.

2.       Processos de Aplicar Pessoas: São os processos que utilizamos para planejar, organizar e orientar as pessoas sobre o cargo e a tarefa que será desempenhada na empresa. É utilizado também, para acompanhar o desempenho d novo contratado.

3.       Processos de recompensar Pessoas: Utilizados para estimular as pessoas e satisfazer seus desejos individuais. Incluem recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais.

4.       Processos de Desenvolver Pessoas: Utilizados na capacitação e no desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Estão inclusos treinamento, gestão de conhecimento e competências e programas de desenvolvimento de carreiras.

5.       Processos de manter pessoas: Utilizados na criação de condições ambiental e psicológicas, para que as pessoas realizem de maneira satisfatória seu trabalho. Está incluso, administração organizacional, clima, disciplina, segurança e qualidade de vida e manutenção das relações sindicais.

6.       Processos de Monitorar Pessoas: Utilizados no acompanhamento e controle de atividades das pessoas e ver os resultados. Está incluso, banco de dados e sistema de informações gerenciais.

Todos esses processos estão ligados de maneira que se interpenetram e influenciam reciprocamente. Cada processo se bem utilizado tende a favorecer os demais, mas se mal utilizado tende a prejudicá-los. 

terça-feira, 1 de março de 2011

As pessoas como parceiras das Organizações

O processo produtivo apenas é realizado se houver participação de diversos parceiros, onde cada um contribui com algum recurso. Porém, cada parceiro que investe seu recurso espera obter algum retorno em troca, ou seja, os fornecedores contribuem com matérias-primas, serviços, tecnologias e esperam como retorno lucros em seus negócios.

 Os acionistas e investidores contribuem com capital de risco e investimentos financeiros que permitem aquisição de recursos para a empresa.

Os Empregados, o parceiro mais íntimo da empresa, é aquele que está dentro da organização dando-lhe vida e dinamismo. Ele investe trabalho e conhecimento e esperam por salário, benefícios, retribuição e satisfação.

Os Clientes e consumidores contribuem com a organização adquirindo seus bens e serviços colocados no mercado. Ao consumir um produto, esperam adquirir um produto de qualidade, preço, satisfação e valor agregado.

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto; GESTÃO DE PESSOAS.